Pular para o conteúdo principal

Padrões

Padrões. Estabelecimento de regras. Todos querem ser aceitos, amados. Alguns sentem tanto medo de mostrarem quem realmente são que se escondem por trás de máscaras chamadas adequações.

 

Pensei isso lendo um texto de um blog que acompanho há muitos anos, e a escritora do post estava contando sobre sua experiência de transição capilar. E o quanto foi difícil para ela se aceitar e todas essas coisas. Lembrei-me de mim e da minha saga com o meu cabelo- porque na época em que li isso estava pensando em fazer uma progressiva- quando criança ele era bem lisinho mesmo, ao ponto de grampos soltarem com enorme facilidade. E quando fiquei mocinha ele começou a enrolar e eu nunca soube como lidar com ele daquele novo jeito, além de lidar com o que os outros diziam sobre ele ter ficado enrolado, ou “incriqueado” como alguns brincaram.
Então, me indaguei: Será que eu também preciso passar por uma transição? Assumir meus cachos para então me aceitar? Será que amor próprio e aceitação têm mesmo a ver com isso? E percebi que por uma parte sim, mas que não querer ter o cabelo enrolado, por não gostar ou não saber cuidar e preferi-lo liso também faz parte da minha aceitação pessoal, é sobre eu me sentir bem e mais bonita com o cabelo liso, não porque alguém impôs isso a mim, mas por me conhecer e entender que me aceitar é querê-lo assim.
Sendo assim, fiz a progressiva. Ainda não sei bem o resultado porque não cheguei a lavar o cabelo, mas me senti muito bem fazendo. E o que eu quero dizer com isso tudo é que os padrões estão tão estabelecidos que a gente sai de um para entrar em outro. Libertamo-nos de prisões e logo nos vemos inertes em outras.
Isso faz tanto sentido para mim. Porque estabelecemos regras, o que é moda? O que é beleza? Se existe o diverso, o diferente, o novo. Porque nos limitamos tanto? Jesus pagou um preço MUITO CARO por nossa liberdade, que começa e acaba também nele. Porque então nos contentamos com essas coisas?
Não estou dizendo que a gente tem que viver fora dos padrões, até porque isso também é um limite, uma regra, um estabelecimento. É justamente sobre ser livre para ser o que quer, ter o cabelo liso, enrolado. Usar roupas da moda, ou só preto.
Sabe o que me lembra de tudo isso? Paulo em sua carta aos gálatas. Ele diz em determinado ponto dela, que esse povo estava crucificando Jesus de novo voltando aos antigos rudimentos pelos quais eles foram livres por Cristo. E não tem nada a ver com LIBERTINAGEM. Liberdade também tem a ver com limite. Somos livres para entender que ela tem um limite, e esse limite é o Senhor quem coloca. Se é que dá para entender. Somos livres de tudo, de nós mesmos e de todas as prisões por Jesus, e nos tornamos prisioneiros da graça. Mas prisioneiros de uma graça que nos torna LIVRES!

Você e eu somos livres para nos adequarmos aos padrões, ou não. Para sermos como o esperado, ou para sermos diferentes. 

Comentários

  1. Excelente texto, como sempre!

    Grata por emprestar um pouco da sua experiência.

    Ler sobre padrões me fez recordar de um livro que li recentemente chamado: a coragem de ser imperfeito de Brené Brown. Ela descreve belamente essa questão dos padrões, levando-nos a tornar consciência de que ser vulnerável tem mais vantagem do que o oposto.

    Grande abraço, Mari. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Jack! Há mais vantagem em ser vulnerável. Obrigadaaa, Beijo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição sobre dinheiro

Sei que falar sobre dinheiro, e um assunto delicado, pra mim, muito. Mas recentemente vivi um acontecimento que me fez querer compartilhar uma lição. Esse ano depois que renovei o visto e comecei a trabalhar pra igreja recebendo um salário, muita coisa mudou, inclusive o fato de que eu teria que pagar aluguel, no início fiquei bem receosa e triste, porque pensava: poxa, dessa vez eu vou receber um salário, quero fazer x e y e guardar dinheiro pra z, mas tudo não aconteceu do jeito que queria, o que não e novidade na vida de ninguém. Estava segurando forte o dinheiro com minhas próprias mãos. Resumindo a história: encontrei uma casa pra pagar um aluguel mais barato e que ficasse mais perto do meu trabalho, tudo muito lindo nos meus planos, mas no dia da mudança, tive uma surpresa desagradável: a casa estava numa situação suja e feia, fedendo a cigarro, sem trancas nas portas, sem segurança e sem vida, e eu? Chorei, bem ali sentada na cama. Ainda bem que quando coisas ruins acontecem, De...

Um relato sobre o câncer- Por Sueli Martins (minha mãe)

“Até aqui nos ajudou o Senhor. Grandes coisas fez por nós e por isso estamos alegres.” - Salmos 126:3 Há exatamente um ano, descobri um nódulo na mama esquerda enquanto tomava banho. Fiz alguns exames e infelizmente veio o resultado: Era mesmo câncer, um nódulo de 2,2 cm estava apontando em meu corpo. Quando você recebe um diagnóstico desses é como se recebesse uma sentença de morte, em um primeiro momento. Só que   na realidade não é bem assim. Com a medicina avançada e avançando dia a dia, existem várias maneiras de se combater essa triste doença. Fiz outra bateria de exames, dessa vez mais específicos, que constataram o tipo de tumor e qual seria o tratamento. Começando assim uma longa batalha em minha vida. Meu nome foi para um fila de regulação do SUS, sim, fiz o tratamento todo pela rede pública. Tive de esperar algum tempo. Confesso que essa espera me deixou angustiada, ansiosa a ter que ainda ser chamada para dar início ao tratamento. Sem uma data marcad...

Rute e Ester, mulheres que viveram por um propósito

 Olá amigos, não sou muito de compartilhar as meditações que faço ou leituras bíblicas e achei isso um desperdício, então hoje estou aqui escrevendo as meditações e coisas que aprendi com a leitura dos livros de Rute e Ester. Gosto muito de ler as histórias das mulheres na Bíblia, de onde vieram, o que fizeram, como viveram e como sempre houve espaço para elas nas sagradas escrituras quando Deus é/foi o Senhor de suas vidas.  Antes de prosseguirmos gostaria de explicar as categorias ou questões que procurei responder com a leitura dos livros, que foram dividas em: Contexto, propósito do livro, temas e as aplicações/lições que aprendi. Minha Bíblia é a de estudos da mulher então para cada novo livro há uma folha de introdução respondendo todas as questões sobre o livro em si. Vamos lá? Rute: Contexto: Começa e termina em Belém, na cidade de Moabe (terra que se originou pelo incesto entre Ló e sua filha mais velha). Propósito: Relacionamento quotidiano de uma família comum....