Pular para o conteúdo principal

"Resenha" do livro 'O que Deus diz sobre as mulheres' de Kathleen Nielson

 Resenha está entre aspas porque a ideia do post não é trazer um aspecto mais profissional com detalhes técnicos ou um resumo mais detalhado da obra, pois minha intenção é falar como um todo do livro, minhas impressões e o porquê recomendo a leitura. Vamos lá?



     Kathleen Nielson é uma palestrante que atua no ministério the gospel Coalition e ama estudar e ensinar as sagradas escrituras á mulheres. 

      O design do livro é simplesmente belo e muito bem ilustrado, adorei a ideia das ilustrações de mulheres de diferentes formas e cores estar por toda a capa e contra capa, fora dentro do livro. Não há tantos detalhes assim nas páginas onde encontram-se os capítulos mas achei bastante pontual de toda forma. Gosto de livros com uma boa estética mesmo não sendo o mais importante (aquela coisa de não julgar o livro pela capa) pois acredito que uma boa ilustração, fonte e estilo ajudam a dar aquela maior vontade de ler e até de recomendar para alguém, você não acha?

                        

       Esse ano dediquei-me a estudar um pouco mais a respeito  de feminilidade e adentrar no tema do feminismo e o porquê que ele é contrário as escrituras, para poder me posicionar de formas mais pontuais em debates e explicações sobre o tema.  E não deu outra: Simplesmente agora amo aprender um pouco mais a fundo sobre essas temas e adentrar de forma mais profunda além do senso comum, para as minhas próprias inquietações e de outras mulheres também. Tudo o que o livro retrata é abordado de uma forma tão bem colocada como nunca vi antes alguém falando com tanta autoridade e clareza, Kathleen foi muito feliz em escolher justamente aquelas passagens que sempre foram explicadas por outros homens, e acabavam por não serem tão bem interpretadas a ponto de não deixarem pontas soltas sobre elas, ela vai ao fundo,  levantando questões que essas explicações não puderem e não foram suficientes para explicá-las e nos fazer entender além do óbvio, que em nenhum momento a Bíblia ou Deus se posicionam de forma sexista ou machista, e ela o faz muito bem, sendo tudo isso discutido na visão de uma mulher que dedica sua vida a estudar as escrituras e abordar os temas desses versículos a partir desse lugar de fala, sendo também uma mulher que passa por todas as inquietações e dúvidas que muitas de nós, já se encontraram ponderando. Ela fala para outras mulheres. O que não impede que o livro seja lido por homens e até mesmo outras mulheres não cristãs.

     O mais surpreendente pra mim foi perceber que ela traça um panorama desde Gênesis e perpassa todas aquelas passagens um tanto quanto delicadas de serem abordadas, justamente porque pairam questões como: Se Deus não é machista porque a lei no antigo testamento era tão contrária as mulheres? Se o machismo é pecado porque em Juízes 19 Deus permitiu um ato tão atroz contra uma mulher? E o que dizer das passagens do novo testamento que tão facilmente podem ser mal interpretadas? Para entender essas questões, leia o livro. E um adendo, amei que no sumário além do título do capítulo tem os endereços dos versículos que ela  vai tratar, e pode tornar a leitura mais rica para quem já os conhece e para quem não conhece muito bem as passagens, lê-las antes de cada capítulo se faz necessário e muito enriquecedora a leitura também.



         O que  mais gostei de todo o livro foi perceber que  em todos os capítulos eles apontavam para Jesus e sua obra redentora, Jesus ama as mulheres como ama todas as suas criaturas, e veio para salvá-las e redimi-las. Só em Jesus podemos encontrar tudo o que precisamos enquanto pessoas, e nós mulheres, podemos encontrar toda segurança e valor que tanto temos necessitado em um mundo que grita que o feminismo é a solução diante de tantas desgraças acontecendo com mulheres ao redor do mundo agora mesmo. Jesus é a resposta, e amando e servindo à  Ele como as mulheres que ele nos criou para sermos é libertador, pra nós e para outras mulheres. 

       Terminei a leitura amando mais Jesus e querendo servi-lo da maneira que Ele me faz para ser. Quero ser uma mulher que ama e teme ao Senhor cada dia mais, e dessa maneira eu posso ser resposta para o mundo, para outras mulheres, homens, crianças e para a igreja de Cristo. Vamos juntas nesse desafio amando umas as outras e servindo às pessoas. Que caminhemos juntas aprendendo cada vez mais sobre o autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo nosso Senhor. 

      Espero que esse post tenha te dado interesse em adquirir o livro e lê-lo, tenho certeza que será enriquecedor pra você como foi para mim. Um abraço sincero!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rute e Ester, mulheres que viveram por um propósito

 Olá amigos, não sou muito de compartilhar as meditações que faço ou leituras bíblicas e achei isso um desperdício, então hoje estou aqui escrevendo as meditações e coisas que aprendi com a leitura dos livros de Rute e Ester. Gosto muito de ler as histórias das mulheres na Bíblia, de onde vieram, o que fizeram, como viveram e como sempre houve espaço para elas nas sagradas escrituras quando Deus é/foi o Senhor de suas vidas.  Antes de prosseguirmos gostaria de explicar as categorias ou questões que procurei responder com a leitura dos livros, que foram dividas em: Contexto, propósito do livro, temas e as aplicações/lições que aprendi. Minha Bíblia é a de estudos da mulher então para cada novo livro há uma folha de introdução respondendo todas as questões sobre o livro em si. Vamos lá? Rute: Contexto: Começa e termina em Belém, na cidade de Moabe (terra que se originou pelo incesto entre Ló e sua filha mais velha). Propósito: Relacionamento quotidiano de uma família comum....

Uma lição sobre dinheiro

Sei que falar sobre dinheiro, e um assunto delicado, pra mim, muito. Mas recentemente vivi um acontecimento que me fez querer compartilhar uma lição. Esse ano depois que renovei o visto e comecei a trabalhar pra igreja recebendo um salário, muita coisa mudou, inclusive o fato de que eu teria que pagar aluguel, no início fiquei bem receosa e triste, porque pensava: poxa, dessa vez eu vou receber um salário, quero fazer x e y e guardar dinheiro pra z, mas tudo não aconteceu do jeito que queria, o que não e novidade na vida de ninguém. Estava segurando forte o dinheiro com minhas próprias mãos. Resumindo a história: encontrei uma casa pra pagar um aluguel mais barato e que ficasse mais perto do meu trabalho, tudo muito lindo nos meus planos, mas no dia da mudança, tive uma surpresa desagradável: a casa estava numa situação suja e feia, fedendo a cigarro, sem trancas nas portas, sem segurança e sem vida, e eu? Chorei, bem ali sentada na cama. Ainda bem que quando coisas ruins acontecem, De...

É dentro dos relacionamentos que a vida acontece

As duas maiores lições que tenho aprendido ao longo desses dois anos aqui em Belfast, na Irlanda do Norte, tem a ver com pessoas; hospitalidade e relacionamentos. Tudo bem que as duas coisas estão interligadas, mas nem sempre é óbvio. Só pode existir relacionamento se houver mais de uma pessoa envolvida, e só pode haver hospitalidade se existirem um anfitrião e um hóspede.  Ao longo desses dois anos e acredito que bem antes disso, tenho me percebido tornar-me uma pessoa menos extrovertida, mais reservada ainda e mais seletiva, introvertida, mas ainda assim amo estar com as pessoas, mesmo que depois tenha que descansar em silêncio e sozinha, no fim também me recarrego estando ao lado das pessoas. E refletindo hoje sobre isso, entendi que a vida acontece dentro dos relacionamentos, sejam eles quais forem. Pois é no relacionamento com o outro que somos moldados, exortados, animados, amados e confrontados, e é bom que seja assim. Deus nos livre de uma vida sozinha, centrada no eu. Que ...