Pular para o conteúdo principal

Uma fé firme em Jesus é o que quero


Acreditar é difícil. Dá muito mais trabalho do que não acreditar. A Bíblia já nos diz que a fé é um dom e a gente precisa exercitar esse dom. Como um músculo. Caso contrário, atrofia. Mas eu entendo o quanto isso pode ser difícil. Estou em um momento como esse. E foi isso que disse pra minha mãe: acreditar dá trabalho. 

Muitas vezes a fé vai exigir tudo de nós. Pois só o fato de termos fé já nos coloca nessa posição. Porque a fé vai além do material. Ela clama crer no que não se pode ver. Ela nos faz esperar por coisas que não temos garantia. E é ela que nos faz caminhar quando as coisas estão difíceis, ter esperança de um futuro melhor. De dias mais simples. Do fim da luta. Do enxugar das lágrimas. A fé move montanhas já nos disse Jesus. É uma coisa poderosa. Mas não pode ser sozinha. O que nos salva é o objeto da nossa fé, acredito que foi Tim Keller quem disse isso. E pra sermos salvos precisamos crer em Jesus.

Sei também que em alguns momentos a fé vacila. A fé em Jesus vacila. Temos medo, duvidamos, e aí os questionamentos, as crises, os momentos de desespero aparecem. Eu sei. Já estive em situações assim. A fé se cansa, enfraquece, mas se for verdadeira, ela permanece. Contra todas os questionamentos, crises, medos e vacilos, ela permanece. Ela há de permanecer. E isso tem me confortado. Tem me dado esperança. Pois penso eu: como eu aprendo a ter fé? E a resposta é que a fé não se é aprendida. É um dom e se o Senhor não nos der fé, não a teremos. Então o que nos cabe fazer além de crer é exercitar essa fé. É colocá-la na pessoa certa. Nas coisas do alto. Naquilo que não é ameaçado pelo tempo ou espaço. Pelas coisas físicas. Em mim ou em você, porque não sei se já percebeu, nós temos um potencial muito grande de estragar as coisas, de meter os pés pelas mãos, de fazer besteira. Mas uma coisa eu sei, não posso estragar a minha fé ou perdê-la como o medo insiste em colocar na minha cabeça, porque não fui eu quem a me dei em primeiro lugar. O que me cabe fazer é crer, guardá-la e viver essa fé. Pois se ela não aparece em obras, é falsa. "Eu cri por isso falei " (2 Co 4:23). A fé resulta em obras pois sem obras a fé é morta (Tiago 2:26). O que suas obras tem falado acerca da sua fé? 

Quero ser uma mulher de muita fé em Jesus, em sua obra, vida, encarnação, ressurreição. Quero ser uma mulher de oração que aponta o caminho aos outros. Sei que não posso salvar ninguém, inclusive a mim mesma, mas posso compartilhar a razão da minha fé. Do porquê tenho esperança no futuro. Na vida depois daqui. Na vida antes que tudo isso existisse. Quero ter uma fé firme e crescente. Quero ensinar meus filhos o que é viver crendo em Jesus. E não só crendo. Pois todo mundo crê em alguma coisa. Tem gente que crê em si mesmo, crê na vida, em horóscopo, no universo e até no acaso. Eu creio em Deus. Nessa força  invisível que resultou tudo o que hoje vemos. Creio na história de Deus. E penso comigo se não cresse nisso nada faria sentido. Nenhuma fé em outra pessoa ou coisa, porque não há como haver outra pessoa ou coisa em quem devemos depositar nossa fé, a não ser nEle.

Um verso bíblico tem ecoado em meu coração essa semana, é aquele bem famoso quando Pedro diz: Pra onde iremos nós se só Tu tens as palavras de vida eterna? (João 6:68-69)  Fico pensando em quem eu creria se só Jesus tem as palavras de vida eterna. Então embora minha fé vacile, enfraqueça, perambule, pareça desvanecer, eu continuo crendo. Não há outra vida a viver se não uma vida de fé em Jesus. É assim que quero viver. Não há garantias, não há muitas vezes respostas. Mas continuo crendo. Porque se a fé pudesse ser (totalmente) provada ela não seria fé. Não estou dizendo que devemos ter uma fé cega, pois não creio assim, acredito que Deus não quer que tenhamos uma fé cega, burra, pois ela é racional em alguns pontos, mas chegam aqueles outros momentos em que o racional não explica, a matemática não bate, a lógica não explica. Pois a fé é vivida. Manifestada em obras. E é por  isso que Romanos 1:17 baseia nossa vida, "o justo viverá pela fé". 

Oração: Senhor, obrigada por derramar fé em meu coração. Preciso do Senhor para crer, não posso fazer isso sozinha, eu não posso me salvar. Reconheço que preciso de um salvador e creio que esse salvador já veio e me salvou. Jesus, o filho de Deus. Entrego minha vida em tuas mãos, faça dela o que quiser. Que seja sempre para sua glória e louvor. Me resgate de mim, dos meus medos, dos meus erros e me ajude a ter uma fé viva que permanece. Você é tudo o que tenho. Em nome de Jesus, amém.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rute e Ester, mulheres que viveram por um propósito

 Olá amigos, não sou muito de compartilhar as meditações que faço ou leituras bíblicas e achei isso um desperdício, então hoje estou aqui escrevendo as meditações e coisas que aprendi com a leitura dos livros de Rute e Ester. Gosto muito de ler as histórias das mulheres na Bíblia, de onde vieram, o que fizeram, como viveram e como sempre houve espaço para elas nas sagradas escrituras quando Deus é/foi o Senhor de suas vidas.  Antes de prosseguirmos gostaria de explicar as categorias ou questões que procurei responder com a leitura dos livros, que foram dividas em: Contexto, propósito do livro, temas e as aplicações/lições que aprendi. Minha Bíblia é a de estudos da mulher então para cada novo livro há uma folha de introdução respondendo todas as questões sobre o livro em si. Vamos lá? Rute: Contexto: Começa e termina em Belém, na cidade de Moabe (terra que se originou pelo incesto entre Ló e sua filha mais velha). Propósito: Relacionamento quotidiano de uma família comum....

Uma lição sobre dinheiro

Sei que falar sobre dinheiro, e um assunto delicado, pra mim, muito. Mas recentemente vivi um acontecimento que me fez querer compartilhar uma lição. Esse ano depois que renovei o visto e comecei a trabalhar pra igreja recebendo um salário, muita coisa mudou, inclusive o fato de que eu teria que pagar aluguel, no início fiquei bem receosa e triste, porque pensava: poxa, dessa vez eu vou receber um salário, quero fazer x e y e guardar dinheiro pra z, mas tudo não aconteceu do jeito que queria, o que não e novidade na vida de ninguém. Estava segurando forte o dinheiro com minhas próprias mãos. Resumindo a história: encontrei uma casa pra pagar um aluguel mais barato e que ficasse mais perto do meu trabalho, tudo muito lindo nos meus planos, mas no dia da mudança, tive uma surpresa desagradável: a casa estava numa situação suja e feia, fedendo a cigarro, sem trancas nas portas, sem segurança e sem vida, e eu? Chorei, bem ali sentada na cama. Ainda bem que quando coisas ruins acontecem, De...

É dentro dos relacionamentos que a vida acontece

As duas maiores lições que tenho aprendido ao longo desses dois anos aqui em Belfast, na Irlanda do Norte, tem a ver com pessoas; hospitalidade e relacionamentos. Tudo bem que as duas coisas estão interligadas, mas nem sempre é óbvio. Só pode existir relacionamento se houver mais de uma pessoa envolvida, e só pode haver hospitalidade se existirem um anfitrião e um hóspede.  Ao longo desses dois anos e acredito que bem antes disso, tenho me percebido tornar-me uma pessoa menos extrovertida, mais reservada ainda e mais seletiva, introvertida, mas ainda assim amo estar com as pessoas, mesmo que depois tenha que descansar em silêncio e sozinha, no fim também me recarrego estando ao lado das pessoas. E refletindo hoje sobre isso, entendi que a vida acontece dentro dos relacionamentos, sejam eles quais forem. Pois é no relacionamento com o outro que somos moldados, exortados, animados, amados e confrontados, e é bom que seja assim. Deus nos livre de uma vida sozinha, centrada no eu. Que ...