É dentro dos relacionamentos que a vida acontece


As duas maiores lições que tenho aprendido ao longo desses dois anos aqui em Belfast, na Irlanda do Norte, tem a ver com pessoas; hospitalidade e relacionamentos. Tudo bem que as duas coisas estão interligadas, mas nem sempre é óbvio. Só pode existir relacionamento se houver mais de uma pessoa envolvida, e só pode haver hospitalidade se existirem um anfitrião e um hóspede. 

Ao longo desses dois anos e acredito que bem antes disso, tenho me percebido tornar-me uma pessoa menos extrovertida, mais reservada ainda e mais seletiva, introvertida, mas ainda assim amo estar com as pessoas, mesmo que depois tenha que descansar em silêncio e sozinha, no fim também me recarrego estando ao lado das pessoas. E refletindo hoje sobre isso, entendi que a vida acontece dentro dos relacionamentos, sejam eles quais forem. Pois é no relacionamento com o outro que somos moldados, exortados, animados, amados e confrontados, e é bom que seja assim. Deus nos livre de uma vida sozinha, centrada no eu. Que bom que Deus chamou e escolheu para si um povo, e não um indivíduo, gente de toda língua, povos e nações como a Bíblia bem relata.

Relacionamento dá trabalho, exige manutenção, cuidado, intenção, tempo e energia. E está tudo bem se se sentir  cansado, precisar de um tempo de introspecção, mas tenhamos cuidado para que isso não nos roube da vida em comunidade. Sei que dá trabalho, que é cansativo e complicado lidar com gente, mas foi assim que Deus quis que fosse. Existe propósito nisso.  Companhia, amizade, amor e pertencimento. Sem relacionamento essas coisas não existiriam, e o que seria da vida sem elas? 

É percebendo e desdobrando a vida na vida, é sofrer com quem sofre, chorar com os que choram e sorrir com os que se alegram. É vibrar um novo nascimento, um novo emprego, nova casa, as boas notícias mas é também compartilhar o fardo, o choro, as lutas. É ver os desdobramentos das nossas vidas tão interligadas umas com as outras, como se assistíssemos um tapete de lã sendo tecido, aos poucos, com cuidado e afeto.  

Foi bom que Deus tenha intentado assim, ele mesmo disse que não era bom o homem estar só e não só criou uma companheira idônea, como Ele mesmo quis se relacionar com o homem. E se isso não é milagre e graça, não sei quais palavras usar. 

Repito: é dentro dos relacionamentos que a vida acontece. Quais os relacionamentos que você precisa dar mais atenção e cuidado? Pense nisso. Sigamos juntos! 

Comentários