Setembro amarelo ou uma vida amarela?

 

   Sei que Setembro já acabou e até demos uma cor para esse mês: amarelo, em homenagem a  Mike Emme que cometeu suicídio em 1994, ele que era um jovem habilidoso e reformou um Mustang 68 pintando-o de amarelo. O que mais tarde (2003) ficou registrado pela OMS como o mês de combate a prevenção ao suicídio. Sei que é um tema ainda bem delicado de conversar e esse texto é na verdade sobre a nossa saúde mental e não necessariamente o suicídio. 

    Sempre fui uma pessoa ansiosa, sempre fiz meus trabalhos escolares ou acadêmicos muito antes dos prazos. Sempre fui muito organizada e não conseguia descansar até que tivesse terminado tudo o que tinha para fazer ainda que tivesse o tempo do mundo todo. Os anos foram passando e essa ansiedade sempre ali acompanhando, até que não muito tempo atrás ela passou de algo esporádico a trazer danos reais e físicos para mim como: preocupação excessiva, queda de cabelo, criar os piores cenários possíveis na minha cabeça, sensação iminente de morte são alguns dos sintomas que senti até receber o diagnóstico de ansiedade generalizada.

    Sinto-me melhor de como já estive mas ainda é uma batalha diária, medicação, terapia muita oração e acolhimento são algumas das coisas que tem me ajudado a passar por esse momento difícil. Nem sempre me vejo ganhar essa luta mas a gente vive um dia de cada vez. 

    Acredito que só quem já passou ou passa por algo assim entende o quão difícil é. Quantas vezes já ouvi: para de ser ansiosa, de se preocupar, mas na realidade é uma doença que não controlamos os sintomas, os administramos. E acredito que é no  administrar os sintomas que  esteja a nossa vida amarela. Sendo gentil consigo mesmo, acolhendo os outros que também passam por coisas assim, e tendo muitas conversas honestas, que muitas vezes nos salvam.

    Penso também que o sofrimento e a fragilidade da vida nos levam para mais perto de Deus. Quando me percebo frágil, fraca e falha  é que entendo que o convite de Jesus (Mt 11:28) não é para os super espirituais, os que tem tudo resolvido, não, é justamente para o pobre, miserável, cego e nu, aquele que sofre, que se percebe fragilizado e precisando de ajuda, que Ele veio e vem. O convite está aí.

     Não quero romantizar os transtornos psicológicos, acredito que haja sim cura seja ela milagrosamente instantânea ou milagrosamente processual, um dia de cada vez, com ajuda que vem de Deus que criou a medicina, bons profissionais e todo o resto, e cá entre nós essa cura processual é a que mais se encaixa em muitos processos.

     Talvez eu e você tenhamos que lidar com essa vida amarela por muitos anos, ou até Jesus voltar. Isso não faz de nós menos crentes ou de Deus ruim. É só o que é. Um dia não teremos mais dores, choro ou sofrimento, mas até lá a gente vive o dia de hoje, porque é o único que temos que dar conta. 

     E para você que se identificou com esse texto quero dizer que estamos juntos, desejo que essas palavras sejam um quentinho no seu coração. Você não é seus pensamentos ou sentimentos. Um dia de cada vez. Escolha ficar e lutar. Alguns dias vencemos outros somos vencidos, mas a batalha não foi/é perdida. Fique bem, um forte abraço.

"Ainda que minha carne e meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre".

Salmos 73:26

Música: Esperando na janela Cougumelo Plutão- Escute entendendo que Deus é esse você. Obs: O cantor escreveu essa canção para Deus baseada em sua luta contra a depresão. 

https://www.youtube.com/watch?v=rnmrQuJOMEc&ab_channel=Kaduespanha 

Comentários