Não tem como passar pela vida ileso

 


Não sei exatamente qual o momento em que voltamos a nos sentir nós mesmos depois de dias difíceis, ou talvez até de anos difíceis, só sei que um dia, acontece. Estamos vivendo nossa vida normal, mais um dia como todos os outros, talvez até estendendo roupa no varal ou tomando um copo d’água e bum! Percebemos que aquilo que parecia tão maior do que nós e tão complicado, passou. Superamos. A vida continuou acontecer apesar de.

E pensar nisso me faz perceber que não tem como passarmos pela vida ilesos, é parte da experiência, é um ciclo até meio que repetitivo: passamos por momentos difíceis, superamos, vivemos bons dias e logo vem outra coisa para que a gente supere, vença. E não, o tom aqui não é para te desencorajar e sim pra te lembrar que a vida de todo mundo é assim, até de quem a gente pensa que não sofre ou que tem tudo no perfeito lugar (aquela coisa da grama do vizinho ser mais verde) porque a experiência de estar vivo tem dessas coisas. Talvez nunca entenderemos as coisas pelas quais passamos, qual o propósito, razão ou talvez até tenhamos um pouquinho de noção, mas o ponto aqui é que assim é a vida. Um dia depois do outro, dias muito bons e outros ruins, momentos em que temos alegria no sorriso e outros em que é difícil levantar da cama e ter esperança no futuro.

De certa forma, saber de tudo isso até nos anima a continuar. Porque essas coisas que acontecem em nossas vidas não tem a ver com o nosso valor ou merecimento, e sim porque a vida é assim. É só olhar para vida de quem esteve aqui antes de nós desde que o mundo é mundo. Só sei que a cada dia tenho mais certeza de que não estamos aqui em vão. Tudo que existe tem uma causa, uma origem, um propósito, inclusive nossas vidas que por vezes parece tão insignificante. Mas é assim mesmo. Isso tudo vem incluso no pacote do que é existir.

Mas ainda assim temos muitas coisas boas para agradecer, para encontrar o caminho que temos percorrido e perceber o quanto já caminhamos, o quanto já superamos. E que Deus tem sido bom e presente. E que a gente sempre pode contar com Ele. Se pararmos para nos organizar direitinho, dá pra ver tudo. Como o enredo de um livro que está em desenvolvimento, e se você ainda está aqui, é porque não acabou. E para quem tem fé sabe que quando a vida “acaba” então é que ela começa. Fomos feitos para a eternidade. É bom lembrarmos disso de vez em quando. Para dar aquele respiro fundo, recobrar forças e continuar. Temos todo esse caminho diante de nós para percorrermos.

Meu desejo é que você olhe para sua vida com mais carinho, com mais paciência. Vamos juntos!

Meditação: Esse texto foi muito influenciado pelo livro de Eclesiastes. Tenho feito um estudo com o pessoal da igreja sobre esse livro e tem sido muito rico pensar em tudo isso, recomendo a leitura à você também.

Comentários