Sobre existir, enumerar motivos e um feliz Novembro

 


Talvez seja loucura enumerar os motivos para continuar existindo quando a vida não tem muito sentido, ou melhor, parece não ter. Sei que é pesado dizer isso mas é algo que recentemente me acostumei a fazer, uma lista mental de coisas como: ter a chance de me apaixonar, fazer uma viagem inesquecível, publicar um livro, me tornar mãe, aprender outras línguas e por aí vai. E no fim sempre penso que existir é melhor do que não existir porque se esse fosse o caso não teria oportunidade de viver tantas coisas bacanas, é, realmente vale a pena existir, concluo.

Talvez seja um tanto filosófico demais pensar em tudo isso ou até meio depressivo, mas não me importo, são coisas que tenho me permitido ter coragem de confessar, no fim do dia tenho certeza de que estou viva, de que tudo ao meu redor é real e ainda que tudo pareça querer me convencer de que é só uma questão material, que um dia não existiremos mais e que tudo acabará, não consigo ter paz concluindo a vida assim, porque ela é gigante e muito cheia de significados. Talvez tudo isso é mais uma prova de que Deus colocou a eternidade no coração do homem, talvez não, é a prova mesmo. 

Mais um ano está se findando e quanta coisa vivemos e ainda temos vivido no cenário mundial, a realidade pesada e tantas outras notícias ruins. Mas também temos muitos milagres para enumerar: ter saúde, poder amar e ser amado pelas pessoas que estimamos, ter comida na mesa, um dia de paz...é, são muitas coisas boas mesmo.

Depois de muita terapia, acho que finalmente levei o conselho da minha psicóloga ao pé da letra: viver o dia de hoje é toda minha responsabilidade do presente, tudo o que tenho de dar conta, viver o que está proposto. E continuar ouvindo e se atentando aos "sussurros" do Eterno que estão por toda parte. "Até aqui me ajudou o Senhor e por isso estou alegre" (Salmo 126:3 paráfrase do autor). 

Que você tenha um feliz Novembro.

Comentários

  1. Esse novembro de 2023 é magico !
    O tema é a conscientização em especial aos homens.
    Ela apenas da ênfase a prostata, mas enumera varias doenças no publico masculino.
    E eu compadeco dos mesmos sintomas que envolveu vc
    Há muinto que gostaria de falar a respeito... Mas eu comentaria que precisamos de motivo! Para seguir um caminho, a questão é que todo caminho é preciso ser preparado.
    O homem pode fazer isso.
    Vc pode receber isso.
    Nao importa onde estiver, vc não vai está só!
    Motivo pra lutar, e também possuir uma alma que questiona seus males durante a lucidez nos dias bons.
    Este sim, é o momento de se preparar!
    Eu nao tenhos essas obras praticadas a risca, pq nao sou uma perfeição, mas eu convido vc para compartilhar desse mesmo desafio.
    E então teremos mais um ano pra caminhar.

    ResponderExcluir
  2. Só pq a cura está demorando, não significa que ela não esteja acontecendo. Confie no seu processo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário