Pular para o conteúdo principal

Sobre nossas inconsistências

Inconsistência
substantivo feminino
Qualidade, caráter ou estado do que ou de quem é inconsistente.
Falta de consistência, de estabilidade ou de firmeza.
"A i. de um material"
Falta de lógica, de nexo; incoerência.
Dicionário Oxford.

Se tem uma coisa que todos nós temos tendência a ser, é inconsistentes — seja em nossas falas que não são seguidas por ações, seja em nos tornarmos exatamente quem tanto criticamos.
Sim, é pesado, eu sei. Andei refletindo sobre isso nessas últimas semanas, e, confessando meu pecado aqui de peito aberto, percebi o quanto da minha justiça própria ficou ainda mais evidente quando me vi pensando coisas do tipo:
"Nossa, mas fulano se diz tão certinho, tão honesto, tão espiritual... e está se comportando dessa maneira?"
E, nos dias em que me batia uma consciência mais humilde, lembrava do que Jesus disse no Evangelho de Mateus, sobre olharmos para a trave em nosso próprio olho antes de apontarmos o cisco no olho do nosso irmão. Isso me envergonhou. Porque eu não quero ser esse tipo de pessoa, não quero ser como os fariseus.

Frequentemente tenho que lembrar à minha própria consciência que eu também não sou flor que se cheire, que muitos dos meus posicionamentos — e até a falta deles — são inconsistentes. Que, muitas vezes, no esforço de não ser certo tipo de pessoa, acabo fazendo exatamente aquilo que critico. Que quanto mais observo a vida dos outros, tentando "pegá-los no pulo do gato", mais isso reflete o quanto ainda há de mim mesma em mim — e o quanto ainda preciso ter mais de Deus em mim. Que preciso me livrar e me arrepender das minhas inconsistências, incongruências. Que preciso estar mais aos pés do Senhor, contemplando Sua beleza e caráter, e tentando, com a ajuda do Espírito Santo, ser mais como Ele.

Quero deixar claro também que o ponto deste texto não é trazer culpa, nem dar ênfase àquele trabalho ao qual todos estamos tão comprometidos — ser uma pessoa melhor —, porque o meu melhor ainda é ruim. É cheio de pecado, de justiça própria, de julgamentos infundados, e cheio também de inflexibilidade e dureza.
E essa, definitivamente, não é a pessoa que quero me tornar.
O objetivo do Evangelho, da santificação, não é nos fazer pessoas melhores, mas sim nos fazer parecidos com Jesus. E, ao nos parecermos com Ele, seremos sim, melhores.
Ele, que é manso e humilde de coração. Que não é inflexível e duro, mas justo, santo, bondoso.
Porque, se o nosso foco estiver em nos tornarmos pessoas melhores sem a ajuda do Senhor, só nos frustraremos. Ainda que façamos o maior esforço, que sejamos disciplinados, não chegaremos a lugar algum, porque não é assim que as coisas funcionam na ótica do Evangelho.

Mas também quero levantar a questão de que devemos exortar uns aos outros e nos manter em prestação de contas com as pessoas certas — nossa comunidade de fé, pessoas próximas, que de alguma maneira caminham conosco na jornada cristã.
E que, nesse ambiente, nossas inconsistências podem (e devem) ser questionadas e exortadas com o objetivo de transformação — para um caráter aprovado como bons servos de Cristo.

Que Deus nos livre de nossas inconsistências e nos faça mais parecidos com o Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rute e Ester, mulheres que viveram por um propósito

 Olá amigos, não sou muito de compartilhar as meditações que faço ou leituras bíblicas e achei isso um desperdício, então hoje estou aqui escrevendo as meditações e coisas que aprendi com a leitura dos livros de Rute e Ester. Gosto muito de ler as histórias das mulheres na Bíblia, de onde vieram, o que fizeram, como viveram e como sempre houve espaço para elas nas sagradas escrituras quando Deus é/foi o Senhor de suas vidas.  Antes de prosseguirmos gostaria de explicar as categorias ou questões que procurei responder com a leitura dos livros, que foram dividas em: Contexto, propósito do livro, temas e as aplicações/lições que aprendi. Minha Bíblia é a de estudos da mulher então para cada novo livro há uma folha de introdução respondendo todas as questões sobre o livro em si. Vamos lá? Rute: Contexto: Começa e termina em Belém, na cidade de Moabe (terra que se originou pelo incesto entre Ló e sua filha mais velha). Propósito: Relacionamento quotidiano de uma família comum....

Sobre ser mediano, ócio e a espera no escuro

Estive pensando recentemente o quanto não somos preparados para sermos medianos, normais, diria até que ordinários, no sentido de ser comum. Hoje em dia queremos ser vistos, ouvidos, ter uma rede social que bombe de engajamento, ou simplesmente nos disseram que a gente tinha que ser o melhor, ir além da medida, trabalhar tanto, e não é a toa que estamos lutando com tantas doenças no âmbito psicológico/ emocional hoje em dia. E me vi pensando isso sobre mim. Porque preciso sempre pensar que algo muito grande vai acontecer na minha vida? Que Deus tem uma GRANDE OBRA (coloquei em caixa alta para dar enfâse) para realizar? E essa obra está sempre pra se realizar, quando na verdade toda essa coisa grande é feita de tantas outras tão pequenas, como li uma vez no livro da Anne de Green Gables. Na verdade essa grande obra está acontecendo todo dia, no percurso, na vida que é vivida e feita de instantes.  E não me entenda mal, não estou querendo dizer que não devemos fazer ou querer o melho...

Uma lição sobre dinheiro

Sei que falar sobre dinheiro, e um assunto delicado, pra mim, muito. Mas recentemente vivi um acontecimento que me fez querer compartilhar uma lição. Esse ano depois que renovei o visto e comecei a trabalhar pra igreja recebendo um salário, muita coisa mudou, inclusive o fato de que eu teria que pagar aluguel, no início fiquei bem receosa e triste, porque pensava: poxa, dessa vez eu vou receber um salário, quero fazer x e y e guardar dinheiro pra z, mas tudo não aconteceu do jeito que queria, o que não e novidade na vida de ninguém. Estava segurando forte o dinheiro com minhas próprias mãos. Resumindo a história: encontrei uma casa pra pagar um aluguel mais barato e que ficasse mais perto do meu trabalho, tudo muito lindo nos meus planos, mas no dia da mudança, tive uma surpresa desagradável: a casa estava numa situação suja e feia, fedendo a cigarro, sem trancas nas portas, sem segurança e sem vida, e eu? Chorei, bem ali sentada na cama. Ainda bem que quando coisas ruins acontecem, De...