Pra esse Natal

 

(Willowfield church, Belfast, Irlanda do Norte) 

Mudar pra outro país, pra outro lugar traz muitas mudanças físicas, são muitas coisas pra se acostumar, a comida que é diferente, o clima que é mais frio, começar tudo de novo. Também percebemos o quanto nós mesmos mudamos. No Brasil eu sou mais sozinha, gosto de fazer as coisas sozinha, não vejo meus amigos com tanta frequência. Aqui, é o oposto. Tenho visto o quanto sou uma pessoa de pessoas, gosto de estar junto, faço o esforço, recarrego minha energia social estando sempre junto com o pessoal. Essa foi só uma das coisas que percebi em mim nesse tempo, talvez tenham muitas outras coisas que nem me lembre. Ou que ainda não notei.

Percebi também que nos últimos anos o natal havia se tornado um tempo que não me animava, que sempre trazia muita melancolia. Estando esse ano longe da minha família, em outro país, experimentando um frio que nunca antes experimentei, finalmente entendi a "magia" do natal. É sobre esse tempo revelar muito mais coisas do que a gente pensa. E não, não tem nada a ver com presente, as luzes ou a comida farta. Eu sei, você já sabe que é o nascimento de Jesus. Que pra nós que somos crentes é isso mesmo e estamos cansados/as de saber. 
Mas eu entendi finalmente ou recebi no coração, melhor dizendo, que esse bebê que não nasceu exatamente em Dezembro, não é só um bebê na manjedoura, é o homem pendurado na cruz, é o homem que ressuscitou, é o Salvador do mundo, o desejado das nações. O que virá pra nos levar pro nosso destino eterno. E que seu nascimento, obra, vida e ressurreição significa tudo pra nós. É vida pra nossa morte, é esperança pro nosso desespero, é consolo eterno pro nosso sofrimento.  Essa é a mensagem do natal. Não estamos abandonados. Jogados a sorte. Temos um Senhor. Temos esperança. 
Que nesse Natal você possa refletir sobre tudo isso e se você ainda não fez um compromisso com Jesus, de caminhar com Ele, faça. Ainda há tempo. 
Esse ano vou celebrar o natal longe fisicamente da minha família mas com meu coração quentinho porque Jesus é tudo que preciso. Ele é minha família, meu amigo, minha melhor companhia. Ele cuida de mim, me protege, me anima e consola. Esse ano o natal não vai ser melancólico, vai ser cheio de esperança. Cristo nasceu. E porque Ele vive eu creio no amanhã! E ainda que haja temor, Ele virá e enxugará de nossos olhos toda lágrima. Maranata! 

Comentários